9 dicas para agilizar a seleção de títulos e resumos da sua revisão sistemática

search_lens_book

Realizar uma revisão sistemática da literatura é uma tarefa bastante trabalhosa, que exige disciplina, organização, atenção e paciência. Algumas vezes também exigirá a humildade de reconhecer que se está cometendo alguma falha e que parte do trabalho deverá ser refeito.

Confira abaixo algumas dicas práticas para a etapa de triagem de títulos e resumos da sua revisão sistemática:

1. Mantenha em mente o que você está buscando: anote, em no máximo 5 palavras, o que você está buscando e mantenha a nota no seu campo de visão. Pode ser um arquivo de texto, um post-it colado na tela do seu computador ou uma folha sobre a mesa. Isso é importante para você relembrar, de tempos em tempos, o que você esta buscando. A anotação poderia ser: “Clopidogrel, ensaios clínicos, síndrome coronariana”, por exemplo; ou então: “lamivudina; tratamento inicial do HIV”;

2. Use um gerenciador de referências: o tempo que você investe em aprender a usar o programa irá compensar eternamente com a agilidade na seleção dos artigos e na inserção das referências no seu texto, mais tarde. Não siga adiante com uma revisão sistemática sem um gerenciador de referências. Algumas sugestões: Endnote, Reference Manager, Zotero, Mendely.

3. Atalho para exclusões rápidas: use o gerenciador de referências para localizar estudos que muito provavelmente não se encaixam na sua questão de pesquisa. Por exemplo, se você estiver buscando estudos em humanos adultos, procure os termos “children”, “animals”, “mice”, “in vitro”, etc. Entretanto, não exclua sem ler os títulos e resumos desses estudos, pois alguns artigos do seu interesse podem conter esses termos que você selecionou.

4. Comece a seleção pelo título: somente leia o resumo se o título não for o suficiente.

5. Vá direto ao ponto no resumo: quando precisar ler um resumo, vá direto ao ponto da sua dúvida, geralmente nas seções “objetivo”, “métodos”ou “resultados” de um resumo estruturado. Por exemplo: ficou em dúvida do delineamento do estudo? Salte os olhos para a descrição dos métodos. Quer confirmar o tipo de participantes incluídos? Procure no início da seção de resultados, ou então nos métodos.

6. Organize a sua seleção em pelo menos 3 categorias: “Selecionados”; “Úteis” e “Não-selecionados”(ou “Lixo”). Lembre-se que será necessário manter registro de quantos estudos existiam no início da sua revisão sistemática. Além disso, você irá se deparar com artigos interessantes para a redação do seu trabalho ou mesmo para ajudar a localizar outras referências, mas que não se enquadram nos critérios de inclusão da sua revisão sistemática. Guarde-os na pasta “Úteis”.

7. Faça backups frequentes: nada poderá ser pior do que refazer a seleção daqueles 2500 títulos e resumos que você já havia realizado.

8. Separe o tempo adequado para esse trabalho: em geral, sessões de trabalho com menos de 50 minutos de duração não são produtivas

9. Esteja acompanhado por uma xícara de chá ou de café.

Bom trabalho e boa sorte na sua revisão sistemática!

Médico internista e epidemiologista, pesquisador clínico, empreendedor, educador.

Marcado com: , , , ,
Publicado em Artigos Publicados
2 comentários sobre “9 dicas para agilizar a seleção de títulos e resumos da sua revisão sistemática
  1. PARMÊNIO CAMURÇA CITÓ disse:

    Boas dicas.

  2. Patricia Bianco disse:

    Adorei!!! Muito obrigada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts Anteriores