Livros sobre Economia da Saúde

livros

Em nossos cursos, seguidamente somos indagados sobre livros para aprofundar os estudos em avaliação de tecnologias em saúde e estudos de custo-efetividade. A equipe da HTANALYZE nesse post apresenta uma revisão dos principais livros abordando o assunto.
Acompanhe nossa página no facebook para ficar receber atualizações sobre tópicos relacionados a revisões sistemáticas, metanálise, avaliações econômicas e avaliações de tecnologias em saúde.

 

Methods for the Economic Evaluation of Health Care Programmes (Oxford Medical Publications)

Este tradicional livro, escrito pelos professores do Centre for Health Economics da Universidade de York, teve em 2015 o lançamento de sua 4ª edição. O livro é bastante abrangente, cobrindo tópicos desde a busca por dados na literatura para parametrizar modelos de custo-efetividade, indo até a leitura crítica de estudos de economia da saúde.
O livro não aborda em detalhes os passos para construção de modelos econômicos, se situando de forma intermediária entre aspectos teóricos e práticos. Para quem ainda não tem conhecimento consolidado na área de farmacoeconomia, seria mais indicado como primeira leitura. Um dos seus capítulos mais importantes é o de metodologia para apuração de custos, algo que não é visto de forma tão aprofundada nos demais livros revisados nesta postagem.

 

Cost-Effectiveness Analysis in Health: A Practical Approach

Este livro é indicado para quem procura um passo-a-passo para realizar uma análise de custo-efetividade. O livro deveria ser usado por pessoas que já possuem familiaridade com as ideias de o porquê da realização de uma análise econômica em saúde (e com o contexto geral de avaliação de tecnologias em saúde), e procuram justamente um guia para realizar este tipo de estudo. De uma forma bem completa, o livro aborda desde a preparação de um projeto de pesquisa em economia da saúde até a preparação do artigo para publicação.

Entre os principias tópicos abordados, temos: construção de modelos, utilização de probabilidades, estimativa de custos, cálculo de expectativa de vida, ajuste para qualidade de vida/utilidade, e condução de análise de sensibilidade.

 

Decision Modelling for Health Economic Evaluation (Handbooks in Health Economic Evaluation)

Este livro, assim como de Muenning, é mais focado em aspectos práticos na condução de análises econômicas, sendo um pouco mais avançado. Mais de um terço do livro é dedicado a análises probabilísticas, onde são mostradas as principais distribuições usadas neste tipo de análise, quais os principais outputs (scatterplot, curva de aceitabilidade de custo-efetividade, entre outros), e como os mesmos são interpretados.

O livro também dedica um capítulo ao tópico de valor da informação (expected value of perfect information), temática que tem se tornado mais frequente em estudos de custo-efetividade. Finalmente, alguns conceitos sobre micro-simulação são introduzidos.

 

 

Cost-Effectiveness in Health and Medicine

Este livro é um dos mais antigos da área ainda em vendas, datando de 1996. Ainda que não tenha sido lançada nova edição desde então, várias das suas temáticas ainda são bastante atuais. O livro foi escrito pelo grupo da Universidade de Harvard.

Diferentemente dos livros de Muenning e Briggs, o livro não traz tantas especificações técnicas de como conduzir estudos de farmacoeconomia, porém aprofunda bastante as bases teóricas por trás as análises. Por exemplo, são discutidos, de uma forma um tanto filosófica, o porquê de valorar anos de vida de acordo com a qualidade (isto é, o porquê de usar QALYs) e qual o racional por trás da utilização de taxa de desconto na economia da saúde.

 

Marcado com: , , ,
Publicado em Conteúdo Teórico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts Anteriores