Livros sobre metanálise

Em nossos cursos frequentemente somos questionados sobre referências bibliográficas para aprofundar os estudos em revisão sistemática e metanálise. A equipe da HTANALYZE nesse post apresenta uma revisão dos principais livros abordando o assunto.
Acompanhe nossa página no facebook para ficar receber atualizações sobre tópicos relacionados a revisões sistemáticas, metanálise, avaliações econômicas e avaliações de tecnologias em saúde.

Introduction to Meta-Analysis
Livro editado por Michael Borenstein, desenvolvedor do software Comprehensive Meta-Analysis, tendo também Jullian Higgins (um dos principais bioestatísticos da atualidade, que propôs o teste de inconsistência para avaliação de heterogeneidade em metanálise), da Colaboração Cochrane, como editor. O livro aborda principalmente aspectos estatísticos sobre metanálise, de conceitos básicos a avançados. Apesar do nome atribuído ao livro ser “introdução a metanálise”, no nosso entendimento esse é destinado a um público com já alguma experiência no assunto.
Recomendamos para: profissionais com conhecimento intermediário a avançado em revisão sistemática e metanálise, que gostariam de entender melhor aspectos estatísticos sobre o assunto, do básico ao avançado.
Nossa avaliação: 5/5


Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions
Consiste no manual da Colaboração Cochrane, disponível para consulta em http://handbook.cochrane.org/. Apresenta em detalhes aspectos do desenvolvimento de uma revisão sistemática, incluindo busca na literatura, seleção de artigos e realização de metanálise. Na nossa opinião, as seções mais interessantes são a parte 2, de metodologia (com destaque para o capítulo 8, com uma riquíssima descrição de avaliação de qualidade metodológica de ensaios clínicos), e a parte 3, de tópicos especiais (com destaque para o capítulo 16, de tópicos especiais em estatística, que apresenta, entre outros conceitos: abordagens para dados faltantes, ensaios clínicos em cluster e estudos com múltiplos braços). O foco é para revisões sistemáticas de intervenção, contudo seus princípios podem ser aplicados em outros tipos de revisão. A versão impressa ou eletrônica (Kindle) do livro apenas apresenta uma editoração mais amigável do que o manual online, além da possibilidade de uso sem conexão à internet.
Recomendamos para: profissionais com conhecimento básico ou intermediário em metanálise, que já conhecem o manual online, e desejam a versão impressa ou eletrônica, seja por comodidade ou seja para uso offline.
Nossa avaliação: 5/5


Systematic Reviews in Health Care: Meta-Analysis in Context
O livro tem como editor Mathias Egger, um dos principais pesquisadores na área de revisão sistemática e metanálise (propôs o teste de Egger para avaliação de viés de publicação em metanálise), com co-editores George Davey Smith e Douglas Altman. Em um de seus capítulos, explica passo a passo, de forma didática, como realizar uma metanálise no software Stata. Apesar do livro datar de 2001, aborda de forma bastante consistente a parte de revisão sistemática e metanálise, sendo um bom referencial teórico para o tópico. Contudo, não aborda os avanços em metanálise e revisão sistemática dos últimos 15 anos.
Recomendamos para: profissionais com conhecimento intermediário a avançado em revisão sistemática, que desejem aprofundar conhecimentos teóricos sobre o assunto. Não recomendamos como fonte isolada de informação.
Nossa avaliação: 4/5


Systematic Reviews in Health Care: A Practical Guide
Livro editado por Paul Glasziou, diretor do Centre for Evidence-Based Medicine de Oxford entre 2003 e 2010. O livro é bastante didático e útil para a condução de revisões sistemáticas, abordando aspectos de revisões de estudos de intervenção, frequência, etiologia, prognóstico e diagnóstico. Contudo, não instrumentaliza o leitor para a realização de metanálise.
Recomendamos para: profissionais com pouco ou nenhum conhecimento sobre o assunto, que desejam uma literatura simples e concisa sobre revisão sistemática.
Nossa avaliação: 4/5


Meta-Analysis in Stata: An Updated Collection from the Stata Journal, Second EditionConsiste em uma compilação dos principais artigos publicados sobre metanálise no Stata Journal. Alguns dos artigos podem ser acessados gratuitamente no periódico (artigos publicados há mais de três anos estão disponíveis gratuitamente). A revista não é disponibilizada pelo portal Periodicos Capes. Apesar de se basear na compilação de artigos, ele é um livro relativamente completo e organizado, sendo de fácil utilização para pessoas com conhecimento em metanálise e Stata.
Recomendamos para: profissionais com conhecimento intermediário em metanálise e familiaridade com o Stata.
Nossa avaliação: 3/5


Applied Meta-Analysis with R (Chapman & Hall/CRC Biostatistics Series)
O livro é relativamente abrangente, abordando metanálises de desfechos binários e contínuos, meta-regressão, metanálise de dados individuais e metanálise deeventos raros. Aborda os pacotes meta, metafor e rmeta. O livro pode parecer relativamente complexo, em especial para pesquisadores não possuem familiaridade com o software R ou com bioestatística.
Recomendamos para: pesquisadores com conhecimento intermediário em metanálise e familiaridade com o R.
Nossa avaliação: 3/5


Meta-Analysis with R (Use R!)
Não tivemos acesso a esse livro, contudo, apresentamos aqui como uma opção de livro sobre metanálise em R. Como fato relevante, o livro é editado por Guido Schwarzer, desenvolvedor do pacote meta para o R, o pacote estatístico que utilizamos em nossos cursos e na maioria de nossas análises.
Recomendamos para: profissionais com conhecimento intermediário em metanálise e familiaridade com o R.
Nossa avaliação: não avaliado
Você pode aprender um pouco mais sobre metanálise em R nesse tutorial. Lembramos que a HTANALYZE possui curso específico sobre metanálise em R.


Network Meta-Analysis: Evidence Synthesis With Mixed Treatment Comparison (Medical Procedures, Testing and Technology)
Não tivemos acesso a esse livro, contudo aqui descrevemos por haver poucas literatura sobre comparações indiretas e metanálise em rede. Há uma book review, publicada no American Journal of Epidemiology, positiva sobre o livro, recomendando tanto para estudantes quanto profissionais, com conhecimento básico a avançado.
Recomendamos para: profissionais com conhecimento prévio em metanálise e/ou técnicas bayesianas, que desejam se aprofundarem em metanálise em rede e comparações indiretas.
Nossa avaliação: não avaliado
Você pode saber mais sobre comparações indiretas nesse post. Lembramos que a HTANALYZE possui curso específico sobre comparações indiretas e metanálise em rede.

Já utilizou algum desses livros, ou gostaria de colaborar com um comentário sobre outro livro, deixe sua mensagem nessa página…

livro metanalise

Marcado com: , , ,
Publicado em Artigos Publicados
0 comentários sobre “Livros sobre metanálise
1 Pings/Trackbacks para "Livros sobre metanálise"
  1. […] são sempre divulgadas via Facebook. Também há vários livros bons sobre o assunto: nesse post fazemos a revisão de alguns dos principais livros sobre o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts Anteriores