Metanálises com uso de Comparações Indiretas

É frequente termos cenários clínicos onde temos diversas opções terapêuticas disponíveis, não apenas duas. Nesses casos, ocasionalmente metanálises comuns de ensaios clínicos não nos darão informações completas sobre qual seria a melhor opção de tratamento.

Nesses cenários entram as metanálises em rede, ou metanálises de comparações múltiplas. Em inglês, são chamadas de Network Meta-analysis, Multiple Treatment Meta-analysis, ou ainda Mixed Treatment Comparison (MTC). Ao invés de termos análises comparando apenas A versus B, nós também podemos ter estudos comparando A versus C, B versus D, e assim por diante.

Para compreender o conceito de MTC, antes precisamos falar de comparações indiretas. Quando temos três alternativas concorrentes, e temos estudos comparando duas delas a um controle em comum, podemos deduzir um efeito relativo entre as duas através de uma comparação indireta. Já quando “misturamos” essas evidências e usamos tanto as comparações diretas disponíveis como também as comparações indiretas, aí sim temos uma MTC.

IC e MTC

Todo o rigor metodológico necessário para uma metanálise tradicional também deve ser aplicado na construção de uma metanálise usando comparações múltiplas. Além disso, para que possamos conduzir uma metanálise em rede usando MTC, precisamos sempre de três condições:

  • O pressuposto de similaridade entre as comparações é plausível;
  • As metanálises em pares não mostram heterogeneidade relevante;
  • A rede de estudos não mostra inconsistências relevantes.

Embora esse tipo de metanálise tenha se tornado mais frequente na literatura, ainda parece haver necessidade de orientações mais claras sobre quando e como conduzir uma MTC; artigos recentes têm se debruçado sobre questões metodológicas e sobre a qualidade dos dados publicados, mas ainda não há diretriz consensual sobre a metodologia.

Em junho de 2015, após uma detalhada revisão sobre qualidade e descrição metodológica de artigos publicados e de recomendações de especialistas, foi publicada uma extensão do PRISMA Statement especialmente voltada para revisões sistemáticas que usem metanálises em rede.

Recomendamos a leitura desse artigo, e esperamos que esse post tenha conseguido apresentar uma visão geral desse tópico. Se você quiser se aprofundar mais no assunto, temos um curso avançado inteiramente dedicado a revisões utilizando comparações indiretas, trazendo conceitos teóricos, metodologias de análise, e exercícios práticos utilizando o software R.

Se você gostou da leitura e está interessado na área, curta ou compartilhe nossa postagem, e siga acompanhando os posts pelo Facebook ou pelo Linkedin. Até a próxima!

Publicado em Conteúdo Teórico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts Anteriores