Novo PRISMA: Seis dicas para elaborar o fluxograma de seleção de estudos da sua revisão sistemática

 

O fluxograma de seleção de estudos do PRISMA é fundamental para você comunicar de uma forma clara e organizada todo o processo de identificação e seleção de evidências para sua revisão sistemática.

Além disso, é uma figura obrigatória para você conseguir publicar a sua revisão.

Veja logo abaixo 6 dicas para organizar o seu fluxograma do PRISMA:

  1. Antecipe o trabalho: comece o preenchimento do fluxograma em paralelo com a seleção de estudos com base nos títulos e resumos
  2. Mantenha um registro das quantidades de estudos em cada etapa, das bases de dados onde os estudos foram obtidos e das datas de pesquisa.
  3. Utilize um gerenciador de referencias como o Endnote para agilizar a seleção de estudos, organizar as referencias, remover regristros duplicados e manter um registro das quantidades de estudos selecionados.
  4. Na avaliação dos artigos pelo texto completo da publicação (geralmente em pdf), mantenha um registro em planilha eletrônica dos motivos para a não inclusão de estudos. Isso será fundamental para você publicar uma revisão sistemática de padrão internacional.
  5. O Novo PRISMA propõe 4 templates de fluxograma para facilitar o seu trabalho, escolha o mais adequado ao seu caso: revisão nova ou atualização de revisão prévia? Outras fontes de dados além de bases eletrônicas e registros? Obtenha nesse link.
  6. Se necessário, adapte as figuras de fluxograma propostas pelo PRISMA. Embora os templates elaborados pelo grupo de trabalho do PRISMA Statement sejam genéricos e adequados para a maioria dos casos, algumas vezes a estrutura da sua seleção de estudos poderá apresentar variações, como estudos identificados em contato com autores, como necessidade de pré-consenso entre os revisores já na fase de avaliação de títulos e resumos ou como a utilização de filtros ou softwares de pré-leitura para um volume muito grande de estudos. Não seja apegado aos templates clássicos e ajuste na medida do necessário para representar o processo de seleção de estudos da sua revisão sistemática.

Médico internista e epidemiologista, pesquisador clínico, empreendedor, educador.

Publicado em Artigos Publicados, Conteúdo Teórico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts Anteriores