Revisões Sistemáticas em Odontologia

Revisões sistemáticas são revisões nas quais os métodos para busca, seleção de estudos, análise de dados e interpretação de resultados são sistemáticas e seguindo a critérios previamente estabelecidos. Revisões sistemáticas possuem maior rigor metodológico, objetividade e imparcialidade quando comparadas às revisões tradicionais, proporcionando maior confiabilidade nas informações.

A odontologia é uma das áreas na qual vem sendo observada maior crescimento no número de revisões sistemáticas. Para identificarmos tendências no volume de publicações de revisões sistemáticas em odontologia, realizamos busca no PubMed utilizando a seguinte estratégia (“Dental Health Services”[Mesh] OR “Dentistry”[Mesh] OR “Dentition”[Mesh]), associando aos filtros de classificação de estudo, de acordo com a própria base de dados.

O número de revisões sistemáticas publicadas na última década foi 375% superior ao número de publicações na década de 90; o número de revisões não sistemáticas permaneceu inalterado. Em 1990, as revisões sistemáticas correspondiam a apenas 2% do total de revisões publicadas; esse número passou para 13% em 2000. Em 2013 foram publicadas 962 revisões, sendo 357 revisões sistemáticas, correspondendo a 37% do total. Confira no gráfico abaixo:

ondonto rs

A HTAnalyze ministra cursos e presta serviços de consultorias em revisões sistemáticas, meta-análises e avaliações econômicas em saúde desde 2010. Nossos cursos são voltados ao público multidisciplinar, sendo indicados a estudantes e profissionais da área da saúde. Acompanhe nossa página no Facebook para ficar por dentro de nossa agenda de cursos e de novidades sobre o assunto.

 

 

Marcado com: , ,
Publicado em Conteúdo Teórico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts Anteriores