O que a ciência diz sobre suas vitaminas e suplementos

Que atire a primeira pedra quem nunca utilizou nenhum suplemento com o objetivo de obter ganhos em sua saúde, de uma pastilha efervescente com vitamina C a uma margarina enriquecida com ômega-3. Contudo, em muitos casos, parece que a fé é o que mais move essas multidões do que a evidência que temos de que essas substâncias realmente funcionam.

O website informationisbeautiful.net, que tem como objetivo converter o conhecimento em belos, interessantes e úteis gráficos e diagramas, disponibilizou um infográfico sobre dieta e suplementos. As informações, em sua maioria, foram obtidas com base em estudos originais e revisões sistemáticas disponíveis na Biblioteca Cochrane e no PubMed. O infográfico pode ser acessado nesse LINK.

suplementos - infograficoNo gráfico, o tamanho do círculo está relacionado ao interesse popular, aferido pelo volume de buscas que o suplemento possui no Google. Quanto mais no topo do gráfico o componente está, maior seu nível de evidência. Interessante salientar que a grande maioria desses suplementos, apesar do interesse popular, possui pequena ou nenhum benefício, seus dados são inconclusivos, ou, até mesmo, pode conferir risco ao usuário. É imprescindível iniciativas de pesquisa, seja estudos primários de cunho observacional ou de intervenção, seja estudos secundários como revisões sistemáticas, avaliando os benefícios e riscos de suplementos, nutrientes e outras práticas comuns na dita medicina popular.

Breve comentário sobre viés de publicação

Para pesquisadores que estão realizando revisões sobre assuntos relacionados, gostaríamos de alertar bastante para o risco de ocorrência de viés de publicação. Imaginamos que diversos estudos tenham sido desenvolvidos, avaliando os mais diversos suplementos e nutrientes. Contudo, é de se esperar que estudos com resultados positivos (e assim, mais interessantes) possuam maior probabilidade de serem publicados, enquanto estudos que não identificaram efeito tendem a ter maiores dificuldades de publicação, frequentemente sendo engavetados ou publicados em periódicos de pouca expressão. Assim, ao buscar a literatura podemos ter uma falsa impressão da existência de efeito quando, na verdade, apenas identificamos estudos com maior probabilidade de terem efeitos positivos. Esse fato caracteriza o que chamamos de viés de publicação, que pode é explicado em maiores detalhes AQUI.

Para o leitor geral, vale a pena comentar que notícias interessantes são bem mais prováveis de ganharem visibilidade. Na ciência não é diferente: estudos mostrando benefício ganham maior projeção enquanto menos gente se interessa por estudos que não dão resultados. Assim, se cinco pessoas, independentemente, fizerem um estudo o efeito do consumo de pasta de amendoim no tratamento de varizes e, pelo acaso, um desses estudos mostrar benefício e os outro quatro não mostrarem efeito algum, é bem provável de que apenas esse estudo mostrando benefício seja publicado, nos levando a crer que a pasta de amendoim funciona. Para a construção desse gráfico foi levado em consideração o conjunto da evidência como um todo, por isso, apesar de existirem estudos individuais mostrando que algumas substâncias funcionam, a sua evidência foi classificada como baixa. Assim, na próxima vez que lerem alguma matéria dizendo que determinado suplemento é bom, lembre-se dessa nossa discussão antes de correr para a farmácia mais próxima.

Marcado com: , , , , , , , ,
Publicado em Notícias
3 comentários sobre “O que a ciência diz sobre suas vitaminas e suplementos
  1. Excelente artigo, me ajudou bastante

  2. Muito bom o artigo! Conteudo muito exclarecedor e de bastante valor, parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts Anteriores