Metanálise

Metanálise é um método estatístico para agregar os resultados de dois ou mais estudos independentes, sobre uma mesma questão de pesquisa, combinando seus resultados em uma medida sumária. Geralmente segue-se à realização de uma revisão sistemática.

Metanálise é o uso de métodos estatísticos para sumarizar resultados de estudos independentes. Combinando informações de todos os estudos relevantes, a metanálise pode estimar os efeitos de uma determinada intervenção de forma mais precisa do que cada estudo individualmente.  Para a elaboração de uma revisão sistemática, é possível trabalhar com dados de diversas naturezas, contudo, para proceder com a abordagem meta-analítica, o resultado final de cada estudo deve ser expresso em uma medida padronizada, denominada tamanho do efeito.

Metanálises que consideram desfechos binários são as mais comuns. Para cada estudo individual é calculada uma mesma medida de associação, sendo mais freqüente o uso do risco relativo (RR) ou da razão de chances (odds ratio – OR), que expressarão o tamanho do efeito. Após, procede-se com a agregação das medidas a partir da ponderação dos resultados dos estudos individuais. Uma vez obtidos esses dados, é possível calcular medidas de impacto e benefício, como o número necessário para tratar (NNT), assim como em qualquer ensaio clínico individual.

Para dados contínuos, utiliza-se a diferença ponderada das médias (weighted mean difference, ou simplesmente, mean difference – MD) entre os dois grupos de comparação quando possuímos as medidas em uma mesma escala. Quando as mensurações são realizadas em escalas distintas, sem a possibilidade de conversão à uma mesma unidade (por exemplo, testes psicométricos diferentes para avaliar um mesmo estado de saúde), utiliza-se a diferença padronizada das médias (standarized mean difference – SMD), que consiste na divisão da diferença das médias dos dois grupos pelo desvio padrão comum a eles, gerando assim um valor correspondente a diferença em desvios padrões entre as duas intervenções avaliadas.

Uma alternativa interessante, e que corresponde a um forte nível de evidência, é a elaboração de metanálises utilizando dados de pacientes individuais. Para tal há a necessidade da obtenção dos dados coletados para cada paciente, o que dificulta a utilização desse método. Metanálises envolvendo medidas repetidas, abordagem bayseana e inseridas dentro do contexto de modelos mistos, também podem ser realizadas, contudo o uso destes métodos ainda consiste em prática pouco comum.