Revisão Sistemática

Revisão sistemática é um tipo de revisão que se propõe a responder uma pergunta específica. Para isso utiliza métodos sistemáticos e definidos a priori na identificação, seleção e análise dos estudos.

A revisão sistemática é um método utilizado na avaliação de um conjunto de dados provenientes de diferentes estudos. Busca coletar toda a evidência empírica que se encaixa em critérios de elegibilidade pré-definidos, com o objetivo de responder uma questão específica. Utiliza métodos sistemáticos que são selecionados com o objetivo de minimizar vieses, assim fornecendo resultados mais confiáveis, com os quais conclusões podem ser feitas e decisões tomadas.

As revisões sistemáticas ajudam os profissionais da saúde a se manterem atualizados, fornecem evidências para os tomadores de decisão julgarem os riscos e os benefícios das intervenções, dão subsídio para o desenvolvimento de diretrizes assistenciais, proporcionam informações sobre estudos prévios para potenciais fontes de financiamentos de novas pesquisas e ajudam editores a julgar os méritos de demais estudos serem aprovados para publicação.

As principais orientações para a realização de uma revisão sistemática são fornecidas por centros ligados ao movimento da prática baseada em evidências, destacando-se a Colaboração Cochrane, que também reúne revisões concluídas e que são constantemente atualizadas. Há também diretrizes sobre publicação de revisões sistemáticas, das quais destacam-se o PRISMA e o MOOSE, desenvolvidas com o objetivo de assegurar transparência e qualidade na elaboração e publicação das revisões.

Segundo o manual da Cochrane para revisões sistemáticas de intervenções, características fundamentais de uma RS são:

  • Claro conjunto de objetivos com critérios de elegibilidade para os estudos definidos a priori;
  • Metodologia explícita e reprodutível;
  • Sistemática de busca bibliográfica que procure identificar todos os estudos que contemplam os critérios de elegibilidade;
  • Avaliação da validade dos resultados dos estudos incluídos;
  • Síntese e apresentação sistemática dos achados destes estudos.